A flotilha de dezenas de barcos que partiu para Gaza no domingo, transportando ajuda humanitária e ativistas pró-Palestina – incluindo a ativista climática Greta Thunberg e a deputada portuguesa Mariana Mortágua – teve de regressar ao porto de Barcelona devido a uma tempestade que se abateu sobre a costa catalã, anunciaram os organizadores esta segunda-feira.
“Fizemos uma prova de mar e regressámos ao porto para deixar passar a tempestade. Isto significou atrasar a nossa partida para evitar o risco de complicações com os barcos mais pequenos”, explicou a Missão Global Sumud Flotilla em comunicado, acrescentando que os ventos tinham sido de cerca de 56 quilómetros por hora.
Segundo o diário El País, a organização aproveitou o que descreve como uma “paragem técnica” para fazer alguns ajustes finais nos barcos que compõem a flotilha.
As embarcações tinham partido às 15h00 de domingo, observadas por uma multidão que aplaudiu a passagem dos barcos, que deveriam fazer uma paragem na Tunísia a 4 de setembro.
Tiveram, porém, de regressar na noite de domingo. Agora, a intenção é que voltem a partir já no início da tarde desta segunda-feira, segundo o El País.