O FestiTeatro – Festival de Teatro de Rua de Esposende regressa à Praça do Município, entre esta sexta-feira e domingo, para mais uma edição, a nona.
O evento apresenta como novidade nesta edição, um atelier dedicado ao público infantil e famílias. Os espetáculos para a infância decorrem nos dias 30 e 31, sábado e domingo, às 15h30, e para o público em geral acontecem todas as noites, às 22h00, precedidos da performance ‘Estado de Graça’, em jeito de ‘aquecimento’, por Gisela Matos, a partir das 21h30. Tanto os espetáculos como o atelier são de acesso livre.
A abrir o festival, na sexta-feira, a companhia Trotamundos, originária da Argentina e radicada em Espanha, apresenta o espetáculo ‘Histórias de um Baú’. Esta é a história de Fidel e Capulita, dois personagens cativantes, viajantes, artistas de circo, sonhadores e companheiros que atravessam a vida carregando um velho baú.
Na noite de sábado, o malabarista galego Xapatito Pato apresenta ‘Só’, uma história sobre uma personagem obsessiva, calculista e meticulosa, um ser único na sua espécie, rodeado de caixas sem fim, que fogem ao seu controlo e com as quais brinca para dar forma ao seu mundo. Do caos surge um universo delirante onde se reinventa o riso, criando loucura cómica e transformando-se num novo ser com uma nova figura.
Na terceira e última noite do FestiTeatro, domingo, é a vez de Ganso & CIA apresentarem ‘Welcome & Sorry’, um espetáculo que lança luz sobre a arte teatral por meio da paródia de peças clássicas e dos estereótipos que as cercam. Uma comédia gestual de palhaços para todos os públicos.
Para o público infantil estão reservadas duas apresentações. No sábado, a companhia Trotamundos traz à Praça do Município a apresentação ‘Finito-Infinito’. O espetáculo aborda um tema tão transcendental como a circularidade, sem perder o senso de humor, fazendo deste recurso um aliado e companheiro de vida.
No domingo toma conta do palco Nando Caneca, com o espetáculo ‘Wooowp, uma jornada louca que mistura circo, magia, teatro físico e improvisação. Sem palavras, sem história, ou talvez a história do momento, que pode ser a história.
Na manhã de domingo, a partir das 10h00, decorre o atelier ‘Malabareando’, dinamizado pelo artista galego Jesus Velasco. A atividade tem lugar no exterior da Casa da Juventude, propondo uma experiência divertida e educativa de malabarismo dirigida sobretudo a crianças e famílias. Esta ação combina brincadeira e trabalho em equipa, convidando os participantes a aprender habilidades básicas com bolas e a progredir para truques simples. Com duração aproximada de 90 minutos, a participação no atelier requer inscrição prévia obrigatória.
Promovido pelo município, em coprodução com a associação Itinerantenredo, o FestiTeatro – Festival de Teatro de Rua insere-se no âmbito do Crearte, projeto que visa incentivar o crescimento da arte teatral no concelho.