Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) lançaram um procedimento pré-contratual para aquisição de autocarros elétricos e respetivos equipamentos para o projeto do Braga Metro Bus, anunciou esta quarta-feira a transportadora.
Em comunicado, os TUB adiantam, que no passado dia 04, foi enviado para publicação no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia, o procedimento pré-contratual para a aquisição de autocarros elétricos, de emissões nulas, equipamentos de carregamento, respetivas infraestruturas elétricas e serviços de manutenção para o sistema de mobilidade Braga Metro Bus, pelo preço base de cerca de 17 milhões de euros.
“Este passo representa um avanço significativo no Projeto da Linha Vermelha do BRT, com foco na mobilidade sustentável e na inovação tecnológica”, afirma a empresa municipal.
O concurso tem por objeto do concurso inclui o fornecimento de 12 autocarros articulados, totalmente elétricos e com cerca de 18 metros de comprimento, incluindo a instalação de estações de carregamento e pantógrafos nas estações terminais e no Parque de Material e Oficinas (PMO) para o carregamento noturno e rápido das viaturas.
O procedimento prevê igualmente a prestação de serviços de manutenção das viaturas durante um período de 15 anos.
“As diversas especificações do concurso resultam da experiência já existente da empresa nestas temáticas e da consulta preliminar ao mercado para a definição das características-base do sistema, cujo processo contou especialmente com o apoio de uma entidade externa com elevada e comprovada experiência nesta área”, explicam os TUB.
A nova frota será equipada com tecnologia de ponta, incluindo um sistema automático de guiamento ótico para garantir um alinhamento preciso nas paragens e nos carregadores.
Os requisitos de estética, design exterior e segurança dos veículos são inspirados em sistemas de metro ligeiro, seguindo recomendações internacionais reconhecidas para os padrões de qualidade dos sistemas de BRT, nomeadamente as diretrizes do ITDP (Institute for Transportation and Development Policy), as da UITP (Union Internationale des Transports Publics) Design Guidelines e o projeto europeu EBSF-2 (European Bus System of the Future) que “conferem características diferenciadoras do serviço, e promovem uma imagem de elevada qualidade, fiabilidade, e confiança junto dos utilizadores”.
“Este investimento reforça o compromisso dos TUB com a modernização da rede de transportes públicos, visando a melhoria da experiência dos passageiros e a redução da pegada ambiental na cidade”, sublinha a empresa.
A implementação da primeira linha de BRT em Braga, conta com o apoio financeiro enquadrado na Componente C21 do REPowerEU do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no montante global de cerca de 75,5 milhões de euros, que correspondente à totalidade do custo do Investimento deste novo sistema de mobilidade da cidad