Eduardo Oliveira, o candidato do PS à Câmara Famalicão, propõe a criação de Cartão Jovem Municipal, subsídio de nascimento e um Programa Municipal de Arrendamento Acessível.
Estas medidas fazem parte de um conjunto de propostas para apoiar os jovens do concelho, focado na educação, habitação, mobilidade, natalidade e apoio às famílias.
Entre as propostas, constam ainda programas de mobilidade para quem vive em zonas isoladas e incentivo ao empreendedorismo com mentoria, incubadoras de negócios, o alargamento das bolsas de estudo, campanhas de valorização da parentalidade e também mais vagas em creches e apoio a famílias cuidadoras.
Segundo Eduardo Oliveira, Cartão Jovem Municipal “dará acesso a transportes públicos, eventos culturais, serviços de saúde, restauração, desporto e lazer, através de parcerias com a ACIF e entidades locais”, abrangendo jovens até aos 30 anos.
Para a habitação, o socialista propõe “a criação de um Programa Municipal de Arrendamento Acessível, com subsídios à renda progressivos, bem como a reabilitação e construção de habitação pública, destinada preferencialmente a casais jovens e famílias monoparentais”, incluindo o aproveitamento de património municipal devoluto para custos controlados.
Já na área da educação e empregabilidade, quer criar o Clube de Competências e projetos de apoio a currículos, entrevistas e ligação a empresas locais, bem como um espaço de saúde mental “especialmente vocacionado para os jovens, com consultas acessíveis através de psicólogos parceiros, de forma a poder potenciar e ajudar a saúde e bem-estar do pessoal jovem”.
“Os jovens precisam de oportunidades reais para se fixarem, formarem-se, criarem os seus projetos de vida e sentirem que Vila Nova de Famalicão investe neles”, diz, referindo que “estas medidas resultam de uma escuta atenta às necessidades da nossa juventude. Vila Nova de Famalicão tem de estar à altura das suas ambições”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)