O movimento independente “Amar e Servir Braga”, de Ricardo Silva, anunciou esta segunda-feira Eugénia Santos como candidata à União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, no concelho de Braga. Em 2021, Jenny, como é conhecida, encabeçou a lista do Chega à Câmara Municipal.
Para a candidata, “a União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe é um território que tem uma identidade própria, que merece ser valorizado pela sua ancestralidade, mas que é uma das zonas do concelho de Braga que mais cresce e que precisa de se preparar para o futuro”.
“Esta é uma oportunidade de trabalhar, com dedicação, tendo o foco nas pessoas e na sua qualidade de vida”, assegura Jenny Santos, que diz estar ciente que, apesar de ser uma União de Freguesias, “cada unidade dessa freguesia precisa de ser olhada com a especificidade que as pessoas que ali residem merecem”.
Já o candidato à Câmara de Braga, Ricardo Silva, garante que “deposita nesta candidatura uma vontade imensa de promover um diálogo comum que permita um harmonioso desenvolvimento” para Real, Dume e Semelhe.
“É a oportunidade de a Câmara Municipal e a União de Freguesias estabelecerem um compromisso comum para a promoção da qualidade de vida, perspetivando o futuro e alavancando as potencialidades das raízes históricas, desenvolvendo produtos turísticos e promovendo a economia local”, diz Ricardo Silva.
De acordo com a nota biográfica divulgada pelo movimento independente, Jenny Santos tem 50 anos, é casada e mãe de três filhos. É natural de Vila Nova de Gaia, mas viveu até aos oito anos em Itália porque o seu pai era jogador profissional de futebol.
A candidata é licenciada em Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa e com Bacharelato em Ciências Religiosas. Foi professora na Escola Secundária D. Maria II, na EB 2/3 de Celeirós e na EB 2/3 de Real. O seu percurso profissional inclui cursos de Cultura Física e também de Personal Trainer.
Foi bicampeã de BodyFitness e representou a Seleção Portuguesa no Campeonato da Europa de BodyFitness. Alcançou, ainda, o bicampeonato nacional de supino e foi campeã nacional de agachamento.
Desempenhou as funções de preparadora física da equipa sénior masculina do Merelinense FC e promoveu aulas de ginástica, durante vários anos, no colégio de Nossa Senhora das Graças, a crianças dos três aos 15 anos, e na Ascredno, em Nogueiró, a idosos.
Atualmente, é sócia-gerente de um ginásio e é presidente da Auxilium – Associação de Saúde Mental.