As 33 escolas do distrito de Braga que participaram na 14ª edição da ‘Escola Electrão’ recolheram mais de 19 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados no último ano letivo.
Ao todo, 15 escolas do distrito conquistaram cheques-prenda com um valor global de 1725 euros que podem ser trocados por novos equipamentos elétricos.
A nível nacional, a campanha ‘Escola Electrão’ registou um crescimento de 27% no último ano letivo, atingindo um dos melhores resultados da última década.
Ao longo desta 14ª edição da iniciativa, que decorreu entre setembro de 2024 e junho de 2025, acompanhando o ano letivo, foram recolhidas cerca de 460 toneladas de resíduos, mais especificamente 18 toneladas de pilhas e baterias e 440 toneladas de equipamentos elétricos usados e lâmpadas.
Estes resultados superam significativamente as 360 toneladas reunidas na edição anterior, sendo necessário recuar ao ano letivo de 2015/2016 para encontrar um valor tão elevado.
Participaram nesta edição cerca de 890 escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira. O valor global a atribuir às escolas ascende a 50 mil euros, a entregar em cheques-prenda que podem ser trocados por novos equipamentos elétricos.
As escolas participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas que são depois convertidos em prémios. Por cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas ou 100 quilos de equipamentos elétricos usados, cada escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.
“A Escola Electrão assume-se, ano após ano, como um canal privilegiado de educação para a cidadania que reforça a mensagem sobre a necessidade de encaminhar corretamente para reciclagem pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, por questões de saúde pública e proteção ambiental. Por outro lado, é uma campanha que tem já um peso significativo nos resultados globais apresentados pelo Electrão”, sublinha o diretor geral do Electrão de Elétricos e Pilhas, Ricardo Furtado.
Ao longo de 14 edições, esta campanha do Electrão já permitiu a recolha de mais de sete mil toneladas de equipamentos nas escolas aderentes e, paralelamente, possibilitou a sensibilização de milhares de alunos de uma vasta comunidade escolar para a importância de separar para reciclar, não só pilhas e equipamentos elétricos, mas também embalagens.
Nesta edição, a campanha ‘Escola Electrão’ voltou a associar-se ao concurso ‘Recicla e Ganha’, uma iniciativa do Programa Ecovalor da EGF, direcionada para a recolha de embalagens nos estabelecimentos de ensino. Electrão e EGF voltaram, assim, a unir esforços para reforçar as ações de sensibilização junto da comunidade e impulsionar a reciclagem.
As escolas que combinam a participação nos dois programas são beneficiadas com um ponto adicional como reconhecimento do seu compromisso com a reciclagem.