A criação da Associação 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, foi formalizada esta sexta-feira, em Ponte de Lima, num passo considerado “estratégico para o reforço da inovação e competitividade” do setor agroalimentar da região.
A nova estrutura pretende impulsionar a introdução de tecnologias digitais e fomentar a ligação entre o conhecimento científico e os produtores, com especial foco nos setores vinícola e agroalimentar.
A associação congrega entidades públicas e privadas com um objetivo comum: criar um ecossistema colaborativo que acelere a modernização produtiva e a sustentabilidade do território.
Com sede futura em Melgaço, no Hub de Tecnologia e Transferência de Conhecimento, a 3AR terá ação direta nos concelhos de Melgaço e Ponte de Lima, e será liderada cientificamente pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O coordenador do 3AR, e docente do IPVC, Nuno Vieira e Brito, explica que o Centro pretende “afirmar-se como uma referência internacional na valorização e na transferência de tecnologia no setor agroalimentar, com enfoque nos Sistemas Agroambientais e na Alimentação, em especial na produção e valorização de produtos endógenos e na sua relação com o desenvolvimento do território e a qualificação ambiental”.
Está previsto um investimento global superior a 14 milhões de euros no horizonte dos próximos anos, no quadro da Estratégia de Especialização Inteligente Norte 2030.