O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, participou esta quinta-feira na conferência internacional sobre mobilidade, urbanismo e qualidade de vida, promovida pela Associação de Municípios Pentágono Urbano, que reúne os municípios de Barcelos, Braga, Famalicão, Guimarães e Viana do Castelo.
Realizado no âmbito da rede URBACT Cities@Heart, o evento, que decorreu no Forum Braga, reuniu especialistas europeus naquelas áreas, com o objetivo de debater os desafios e oportunidades das cidades contemporâneas, à luz de novas dinâmicas de proximidade, sustentabilidade e inclusão.
Ricardo Rio, que também preside à Associação de Municípios, destacou a importância desta iniciativa enquanto primeiro momento concreto da nova fase de cooperação intermunicipal.
“Esta é a primeira iniciativa concreta enquanto Pentágono Urbano, que pretende reforçar a dimensão internacional desta parceria, num intercâmbio de experiências com outras cidades e projetos, para discutir questões que fazem parte do dia-a-dia das nossas cidades e que vão desde a mobilidade à qualidade de vida, do urbanismo ao planeamento e a tudo o que possa contribuir para dotar cada um dos nossos territórios de melhores condições para os cidadãos e instituições”, afirmou.
O autarca bracarense, sublinhou ainda que este intercâmbio de experiências “é sempre uma fonte de enriquecimento e de aprendizagem, e é algo que temos vindo a estimular, numa lógica de proximidade, trazendo novos contextos e realidades para a discussão”.
Ricardo Rio destacou inda a importância de redes como a Cities@Heart para a partilha de boas práticas entre cidades europeias, sublinhando o papel que “Braga tem assumido na liderança de iniciativas transformadoras no espaço urbano.
“A construção de cidades mais próximas das pessoas exige uma visão integrada da mobilidade, do espaço público e da qualidade de vida, por isso, esta conferência é um contributo relevante para esse caminho”, concluiu.
A conferência integra-se na estratégia da Associação de Municípios Pentágono Urbano de promover o desenvolvimento urbano sustentável através da cooperação intermunicipal e da ligação a redes europeias de inovação urbana.