Chama-se ‘Dias de Festa em Tibães’, o programa promovido pela Câmara de Braga que celebra, nos dias 31 de maio e 1 de junho, o Dia Mundial da Criança. Durante dois dias, o mosteiro beneditino é o palco, entre as 10h00 e as 18h00, de mais de duas dezenas de atividades gratuitas destinadas a crianças e famílias: música, teatro, oficinas, dança, jogos e um espetáculo de Rita Redshoes
Através de oficinas, jogos, percursos, espetáculos de teatro e música, performances e outras atividades, os Dias de Festa em Tibães’, num total de 16 horas de animação, celebram ainda a biodiversidade e a paisagem, explorando espaços inesperados e dialogando com o notável património do mosteiro (Programa Completo).
Num cenário onde a cultura e a natureza se entrelaçam, diferentes expressões artísticas unem a tradição e contemporaneidade, trazendo abordagens inovadoras que despertam novos olhares sobre este lugar único.
DESTAQUES
Música para todos
No dia 31 de maio, Rita Redshoes apresenta “Chinfrim”, um espetáculo com canções e imagens pensado para os mais novos.
No dia 1 de junho, chega “Mão Verde II”, um concerto de Capicua, Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho que celebra a natureza com músicas que fazem dançar e pensar.
Arraial minhoto
Em parceria com a Associação de Festas de São João de Braga, o evento recria o espírito das festas populares no “São João da Pequenada”, com gigantones, cabeçudos, danças e tambores. As oficinas de dança promovidos pela Mafalda Silva Rego e Mercedes Prieto Martinez e os ritmos dos Zés P’reiras pela Equipa Espiral vão pôr toda a gente a mexer.
Teatro, histórias e marionetas
O teatro marca presença com peças como “Palavras que Criam Mundos” (Nomada Centro Artístico) e “Artilusio” (Markeliñe), ambas dedicadas ao poder dos livros e da imaginação. A Krisálida apresenta ainda “Palhinhas, a História de um Espantalho”, um teatro de marionetas com uma mensagem ambiental.
Espetáculos para os mais pequenos
Os bebés e crianças até aos 3 anos têm direito a programação própria, como “In do ~ histórias com o céu às costas” (coletivo Baileia), e “Estado de Pássaro” (Bebé em Cena), espetáculos sensoriais que despertam os sentidos e a curiosidade.
Jogos e oficinas
A pensar na sustentabilidade, o evento promove o uso de transportes públicos (Linha 50 dos TUB – via Ruães) e disponibiliza bebedouros, em parceria com a AGERE, para incentivar o uso de garrafas reutilizáveis.
O espaço Agere Kids propõe jogos e desafios educativos sobre o ambiente, e a Polícia Municipal de Braga dinamiza uma ação pedagógica sobre segurança rodoviária e cidadania.
Conhecer biodiversidade do Mosteiro
O evento oferece, ainda, aos visitantes a possibilidade de conhecer o trabalho da ilustradora responsável pela identidade visual do evento, Fedra Santos, com uma exposição inspirada no livro “Crónicas do Meu Jardim”, que leva a descobrir a biodiversidade da cerca do Mosteiro.
A entrada é livre, com lotação limitada e acesso por ordem de chegada às algumas atividades.