A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) aderiu à Campanha contra a Abstenção que o Movimento de Cidadania Contra a Indiferença promove até à véspera das Eleições Legislativas. Os termos desta adesão, a desenvolver no decurso das Festas do Enterro da Gata, foram acordados esta sexta-feira, dia em o presidente da AAUM gravou um vídeo dirigido à academia, apelando aos 20 mil estudantes que não se esqueçam de votar.
Após o anúncio do seu presidente, Luís Guedes, de que o desfile habitual, na próxima quarta-feira, é dedicado ao flagelo da Abstenção, a par das crónicas preocupações dos estudantes, o presidente da Academia, que congrega 20 mil estudantes, espalhados pelos polos de Braga e Guimarães, reuniu-se esta sexta-feira ao final da tarde com Paulo Sousa, para acordar pormenores sobre o envolvimento concreto durante as festividades.
Ficou acordou que durante os concertos no Altice Forum Braga, que se iniciaram sexta-feira, os jovens que vão estar nas entradas a controlar os acessos vão vestir a tshirt e que os bares vão ostentar os autocolantes que o Movimento está a distribuir desde sexta-feira.
Luís Guedes, que vestiu a tshirt e se deixou fotografar à frente de um dos palcos ao ar livre, no Fórum Altice, reconheceu este momento como “fundamental para o exercício de uma cidadania política ativa por parte dos estudantes universitários”.
A decisão de aderir à campanha “é um sinal de que os estudantes não querem estar alheios nem do debate político nem da ida às urnas”, frisou, explicando que o Fórum Núcleos, realizado no final de março, no Gerês, é disso exemplo.
“O VOTO? É VOSSO!”
Refira-se que esta iniciativa, que reuniu cerca de 70 dirigentes de núcleos, secções e delegações da academia da Universidade do Minho, destinada a fomentar o encontro, o diálogo e a troca de experiências entre todos, teve como convidado o coordenador do Movimento que ali dinamizou uma formação sobre participação política.
Na apresentação que fez do programa das festividades, o presidente da Academia, recordou “que as eleições são feitas dos jovens. O voto? É vosso! É um dever, um direito, uma sorte, e resulta de um bem precioso que todos devemos preservar, a democracia”.
Já esta sexta-feira, Luís Guedes, gravou uma mensagem dirigida à academia, reforçando o apelo para que os 20 mil estudantes não se esqueçam de ir votar no próximo domingo.
Paulo Sousa enalteceu “o sentido cívico e responsável da academia que, pela primeira vez, se envolveu de uma forma profunda na campanha contra a Abstenção”.
“E um sinal de mudança Esperemos que possa ser contagiante e motivador para que todos cumpram a sua obrigação no próximo dia 18”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)