José Luís Carneiro assumiu o compromisso de avançar com negociações com as associações sindicais representativas das forças de segurança com vista à valorização salarial e atratividade das carreiras, caso os socialistas sejam Governo.
No encontro que manteve com o comandante da Esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão, comissário Eduardo Alexandre, o cabeça de lista do PS por Braga às legislativas de 18 de maio, explicou que aquelas negociações aconteceriam no âmbito de “um plano concertado de revisão estrutural das carreiras”, visando, não só a valorização salarial, mas ainda ao reforço da dignidade da condição policial, à criação de atratividade das carreiras e de “progressão” justa nas mesmas, atendendo “em particular à valorização das funções que comportam risco e penosidade, eliminando situações de tratamento desequilibrado entre funções e atividades semelhantes”.
Os socialistas comprometem-se também a “prosseguir a aposta e investimento no policiamento de proximidade, com utilização de metodologias aperfeiçoadas de proteção das populações, em especial das mais vulneráveis, bem como de presença e fiscalização no espaço público e do patrulhamento direcionado ao bem-estar das populações, em cooperação com as autarquias, com o tecido associativo e com as comunidades locais”.
Paralelamente, o PS pretende dar meios e condições às forças e serviços de segurança para cumprir, apesar de seguros de reconhecer que Portugal “conserva a sua posição como um dos países mais seguros do mundo”.
Contudo, “importa dotar as nossas forças e serviços de segurança, peças determinantes do sucesso dessa estratégia, das condições adequadas ao exercício da missão que lhes está confiada”.
“Promover a segurança e a proteção civil aos cidadãos do distrito de Braga é e sempre foi para o PS uma das primeiras prioridades porque é essa segurança que possibilita o pleno exercício das suas liberdades fundamentais, garantindo a subsistência da Democracia e do Estado de Direito”, disse José Luís Carneiro.
INVESTIMENTOS SOCIALISTAS
O antigo ministro da Administração Interno no Executivo de António Costa referiu que foi o Governo do PS que lançou um plano de investimentos em infraestruturas e equipamentos por todo o país de que tive a honra de ser o primeiro subscritor quando a proposta foi aprovada em Conselho de Ministros”.
Entre aqueles os investimentos estava a requalificação da Esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão, cujas obras estão em curso e que contribuem para “motivar as pessoas que servem nas forças de segurança”
Referiu ainda que a GNR em Lordelo, Guimarães viu há dais inaugurada a sua nova ‘casa’. Outra obra a decorrer é o posto da Guarda na Vila das Taipas, também no concelho vimaranense.
“Aquando do Governo do PS, estavam previstos os investimentos na requalificação da estrutura da GNR em Vizela e meio milhão de euros para o Centro de Proteção Civil de Fafe”, “projetos políticos” que “o PS planeou, lançou e contratualizou com os municípios”, apontou.
A concluir, José Luís Carneiro sublinhou que a promoção da segurança e proteção no distrito de Braga “é e sempre foi para o PS uma das primeiras prioridades porque é essa segurança que possibilita o pleno exercício das suas liberdades fundamentais, garantindo a subsistência da Democracia e do Estado de Direito”.
Fernando Gualtieri (CP7889)