A Eurocidade Tui-Valença recebe, no próximo dia 2 de novembro, a terceira edição das ‘2 Léguas da Eurocidade’, uma prova que une dois países e dois concelhos através de um percurso desportivo de 9560 metros.
A competição, integrada no Calendário Desportivo da Eurocidade, propõe um trajeto que percorre locais emblemáticos do território fronteiriço, passando pela Ponte Internacional Centenária, pela marginal do Rio Minho, pelo centro histórico de Tui – com destaque para a Catedral de Santa Maria – e pela Fortaleza de Valença.
Tal como em 2024, as madrinhas da prova são as antigas atletas Manuela Machado, bicampeã europeia de corta-mato, e Júlia Vaquero, medalha de prata europeia e finalista olímpica dos 10 000 metros nos Jogos de Atlanta, em 1996.
Além da prova principal, o evento inclui outras atividades desportivas: a ‘Léguazinha’, destinada a crianças dos 7 aos 11 anos (500 metros), e as ‘Mini-Léguas’, para jovens dos 12 aos 17 anos. Está ainda prevista uma caminhada de 5 km, que permite aos participantes percorrer parte da Fortaleza de Valença.
A participação na corrida principal, para atletas com mais de 18 anos, tem um custo de 6 euros até 15 de outubro e 9 euros até 31 de outubro, enquanto as restantes provas têm inscrição gratuita.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em www.2leguaseurocidade.pt.
A iniciativa é organizada pela Associação Desportiva Verdoejense e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença, do Concello de Tui, da Junta de Freguesia de Verdoejo, da União de Freguesias de Arão, Valença e Cristelo Côvo e de várias entidades locais.